sexta-feira, novembro 14, 2008

O Clube Atlético Goianiense é Bi-Campeão da Terceira Divisão... 1990/2008.

Escudo: Coleção do Fernando Amaral FC




Imagem: Site Oficial do Clube Atlético Goianiense


- O Atlético Goianiense é o Campeão Brasileiro da Série C de 2008, a vitória sobre o Brasil de Pelotas por 2x0 no Estádio Serra Dourada, selou a conquista para o rubro negro goiano.
Foi uma conquista com jeito de “passeio” e números confirmam tal afirmativa.
Na primeira fase o Atlético disputou seis partidas, venceu 04, empatou 02, marcou 15 gols e sofreu 05.
Na segunda fase o rubro negro, venceu 05 partidas e perdeu apenas uma por 2x1 para o Mixto do Mato Grosso.
A equipe goiana marcou 22 gols e sofreu 09.
Nessa fase, o Atlético aplicou uma das maiores goleadas da Série C... 7x1 sobre o seu conterrâneo Itumbiara.
A terceira fase foi uma pouco mais complicada, pois os atleticanos perderam duas partidas... 3x2 para o Duque de Caxias e 1x0 para o Guaratinguetá.
Venceram 03 e empataram uma.
Seu ataque marcou 12 gols e sua defesa sofreu 06 gols.
No octogonal final o Atlético faltando ainda duas rodadas para o término da competição, já soma 28 pontos e não pode mais ser alcançado por ninguém.
Venceu 09 vezes, empatou uma vez e perdeu 02 partidas.
O ataque atleticano marcou até aqui, marcou 34 gols e sofreu 08.
Não há como contestar uma equipe que na primeira fase terminou em primeiro lugar no seu grupo com 77,8% de aproveitamento e que na segunda fase, repetiu a dose e, com 88,3% terminou na frente de seus concorrentes.
Só na terceira fase o Atlético esteve ameaçado de pelo fantasma da desclassificação, pois sua passagem para o octogonal final, se deveu aos critérios de desempate, quando superou o Guaratinguetá de São Paulo no número de gols marcados... 12 contra 10 dos paulistas.
Nessa fase, Duque de Caxias, Atlético e Guaratinguetá, com 10 pontos, 03 vitórias, 01 empate e 01 derrota cada um, terminaram rigorosamente iguais, mas o que classificou o Duque de Caxias e o Atlético foram os 12 gols que marcaram, já que o rival paulista só marcou 10.
Conhecido o Campeão de 2008, restam agora os três outros clubes que pelo regulamento da competição, vão ascender a Série B em 2009.
O Campinense da Paraíba com 19 pontos tem tudo para ser um deles, junto com Guarani de Campinas com 17 pontos.
Águia de Marabá do Pará e Duque de Caxias do Rio de Janeiro com 15 pontos e ainda Brasil de Pelotas, Confiança de Sergipe com 14 pontos vão “lutar” para se intrometer e Rio Branco do Acre com 13 pontos, sonha, mesmo que esse sonho seja só sonho mesmo.

Nenhum comentário: